Seja bem-vindo ao Observatório Português de Fatores Psicossociais Ocupacionais!

 

 

O POPsy@Work* integra uma equipa multidisciplinar de investigadores, com competências complementares, tal como preconizado pela OIT e pela OMS na investigação e intervenção em Saúde Ocupacional, onde se encontram psicólogos especialistas seniores, ergonomistas e engenheiros. Esta equipa desenvolve investigação na área dos fatores de risco psicossociais, o que culminou nos últimos dois anos na criação deste Observatório Português de Fatores Psicossociais Ocupacionais – POPsy@Work. O Observatório é o resultado de trabalhos de investigação da equipa coordenada pela Universidade de Aveiro e pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e envolve, ainda, investigadores/as da Universidade de Évora, da Universidade da Maia, da Universidade Autónoma de Lisboa, da Universidade do Minho e do CATIM.

Esta plataforma permite que os responsáveis pela saúde ocupacional e segurança e saúde no trabalho das empresas portuguesas possam criar uma conta e avaliar o perfil psicossocial no trabalho dos colaboradores da sua empresa, comparando anonimamente com os dados de todos os respondentes da plataforma, ou ainda com os dados de outras empresas do seu ramo de atividade, ou outros fatores demográficos (e.g. idade, género). O Observatório disponibiliza ainda os valores de referência nacionais para a Versão Média do COPSOQ II e III para determinados grupos profissionais, permitindo e alavancando práticas de benchmarking sustentadas, válidas e de acordo com o estado da arte da ciência e da técnica.

Esta é a primeira plataforma com este objetivo em Portugal, que alicerçada na investigação do grupo desde 2006, representa o início de um projeto ambicioso de monitorização dos fatores psicossociais ocupacionais ao nível nacional. Este Observatório permitirá a Portugal ter valores de referência anuais, permitindo não só informar políticas públicas e acompanhar os seus efeitos, mas também disponibilizar aos gestores dados sobre os riscos psicossociais para que estes possam intervir nas suas empresas de forma otimizada e baseada na evidência científica.

Um dos grandes objetivos do Observatório é a promoção da transferência do conhecimento científico e técnico para as diversas partes interessadas da sociedade – Ordens Profissionais, decisores políticos, empresas, organizações, ONGs, investigadores ou profissionais, sindicatos, entre outras.

Para a avaliação dos fatores psicossociais as empresas/organizações poderão optar pelo uso das versões médias II e III do Questionário Psicossocial de Copenhaga (Copenhagen Psychossocial Questionnaire - COPSOQ), ambas validadas por membros da equipa de investigação.

 

 

*POPsy@Work é uma marca registada.